Tronco de Natal


Olá olá!


Então já sentem o Espírito de Natal?


Por aqui já se ouvem as músicas e imagina-se a mesa da noite de natal. E como não há mesa de natal sem o tronco natalício cá está uma receita que experimentei o ano passado e é sem dúvida alguma para repetir!!!!


Tronco de Natal

(Imagem retirada da Net, mas o meu ficou muito muito giro)

IngredientesIngredientes
• 6 ovos inteiros
• 5 gemas
• 200 g de açúcar
• 250 g de farinha
• 2 c/chá de fermento em pó

Preparação
Bata os ovos inteiros com o açúcar. Acrescente a farinha e o fermento e envolva tudo. Verta para um tabuleiro untado e forrado com papel vegetal, igualmente untado, e leve ao forno, preaquecido a 200°, durante cerca de 10 a 15 minutos. Retire do forno, desenforme sobre uma superfície polvilhada com açúcar e deixe arrefecer.


Entretanto, prepare o creme pasteleiro.

Leve ao lume 1 1 de leite com 1 vagem de baunilha aberta ao meio, até levantar fervura. Envolva 2 colheres (de sopa) de farinha maisena em 360 g de açúcar e junte 8 ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Corte 100 g de manteiga em pedacinhos e junte-a ao preparado. Por último, verta o leite em fio, mexendo sempre. Retire a vagem de baunilha e leve tudo a lume brando, mexendo sempre até engrossar, e sem deixar levantar fervura. Retire do lume e continue a mexer até arrefecer um pouco. Em seguida, barre a massa com este creme, enrole e apare as pontas.

De uma das extremidades da torta, corte dois pedaços, para fazer as hastes.
Confeccione o creme de manteiga achocolatado:


Ingredientes:

1 ovo
90g de manteiga
50g+50g de açúcar
50g de chocolate em barra
1 c/chá de café
125g de natas

Na batedeira eléctrica, o ovo com 50g de açúcar e a manteiga, até obter um creme homogéneo. Entretanto, derreta o chocolate com o café no microondas, retirando a meio do tempo para mexer bem. Continue a bater até arrefecer. Junte o chocolate derretido ao preparado inicial e mexa bem.Bata as natas com o restante açúcar até estarem em castelo firme. Quando estiverem prontas envolva suavemente ao outro preparado. Cubra o tronco com creme de manteiga achocolatado e polvilhe com chocolate em lascas. Barre as extremidades com creme pasteleiro e decore com estrelas de chocolate.

P.S: Por vezes recheio e cubro apenas com o creme de chocolate.

Comentários

Mensagens populares