Ensaio de Pão-de-Ló para a Páscoa!

Um dos doces tradicionais da mesa de Páscoa nesta região é o bom e singelo Pão de Ló. Já fiz muitas tentativas de fazer um bom pão-de-ló, mas ainda não tinha chegado à receita ideal, até experimentar esta que vos dou a seguir. É uma receita simples, a textura da massa é fofa mas não seca, no ponto exato. Encontrei esta receita no Blog “Aroma de Café” e ficou guardada nas receitas que tenho no computador, até que chegou a altura perfeita, os anos do Papi, que é um “expert” em matéria de Pão-de-Ló!

Pão de Ló
Ingredientes:
14 ovos (Tamanho L, de preferência biológicos)
400g de açúcar fino (com a ajuda da bimby transformei-o em açúcar em pó)
250g de farinha com fermento (usei Farinha com fermento super fina do Continente)
6 pedrinhas de sal (1 colher de café)
1 forma de chaminé com 30cm de diâmetro
papel almaço ou vegetal para forrar a forma

Notas prévias da autora
- os ovos devem estar em temperatura ambiente (se os deixa no frigorífico retire-os 3 horas antes)
- se não encontrar açúcar fino, que foi o meu caso, triture o açúcar normal no liquidificador. Atenção, não é açúcar de confeiteiro, e sim açúcar fino próprio para massas de bolos, derrete-se melhor.
- a farinha utilizada deve ser de boa qualidade e com fermento adicionado e peneirada ao ser adicionada na massa. Caso não encontre farinha com fermento, adicionar uma colher de sopa de fermento químico em pó à farinha.
- A forragem da forma é feita com pedaços de papel almaço e não é necessário untar a forma ou o papel, caso não encontre o papel almaço, penso que pode ser substituído por papel vegetal ou untar a forma e enfarinhar, embora tradicionalmente o Pão de Ló por aqui seja feito na forma forrada com papel.

Preparação:
 -  Ligar o forno à temperatura 150º C.
-  Separar claras e gemas.
-  Bater as claras em castelo (em neve) com o sal e ao mesmo tempo (se possível) bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar fofa e se formarem bolhas.
-  Juntar a este último preparado a farinha peneirada e as claras em castelo, envolvendo suavemente.
-  Transferir a massa para a forma já forrada e cozer no forno por aproximadamente 1 hora.
-  Depois de mais ou menos 40 minutos convém ir testando com um palito de churrasco que deverá sair com alguma migalha agarrada.
-  Não convém cozer demasiado para que a massa não seque. 

Comentários

Mensagens populares