Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Croissant Party!!

Croissant de brioche
Após muitas solicitações, venho descrever a minha experiência com a minha mais recente aquisição – “Croissant-Party”. Já andava há algum tempo a “namorá-la” e aproveitei a última promoção da Tupware, para a comprar a metade do preço.

Podia simplesmente experimentar com massa folhada?
Podia, mas não era a mesma coisa! Lembrei-me que numa das revistas “Bimby – Momentos de Partilha”, tinha sido publicada uma receita de croissants com massa de brioche. Na altura experimentei, mas não consegui que ficassem bonitinhos e iguais, apesar de achar a massa uma delícia. Mas agora não preciso de me preocupar mais com a fita métrica, pois coma “Croissant Party”, acabaram esses problemas, senão vejam:

Adaptada da receita de Croissants da Revista “Bimby – Momentos de Partilha – fevereiro 2013” (Receita para 20 Croissants médios) – * 160ml de leite;  * 160g de manteiga;
* 30 g de fermento padeiro fresco (ou 10g de fermento padeiro seco) ; * 100g de açúcar;
* 3 ovos;
* 650g de farinha de…

Domingo de manhã!!!

Panquecas de Aveia e Limão Aos domingos de manhã acordam todos com vontade de comer Panquecas! E pronto lá vamos para a cozinha para começar um dia em CHEIO! Já tínhamos experimentado várias massas, mas esta destacou-se e fez as delícias de todos. Panquecas de Aveia e Limão (Receita para 8 Panquecas médias) – Adaptada da receita de Panquecas do “Livro Base” da bimby * 50g de flocos de aveia;
* 200ml de leite;
* 100g de farinha de trigo com fermento; * 50g de açúcar;
* ½ de chá de sal fino;
* 50g de manteiga;
* dois ovos; * raspa de 1 limão;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;

Preparação Tradicional: * Juntar o leite e os flocos de aveia e deixar absorver;
* Noutra tigela juntar a farinha, o fermento, o sal o açúcar;
* Na mistura do leite e dos flocos de aveia juntar a raspa do limão, os ovos batidos e a manteiga, batendo bem entre cada ingrediente;
* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar até os ingredientes ficarem ligados;
* Aqueceruma frigideira antiaderente e c…

Um manjar dos Deuses!!!!!

Toucinho do Céu
Apesar do Natal já ter passado, ainda não tive tempo de compartilhar convosco os doces que fizeram as delícias de todos. O toucinho do Céu foi uma dessas delícias! Há muito que andava desejosa de experimentar fazê-lo, uma vez que nos últimos tempos tenho provado muitas versões desta iguaria e qual delas a melhor!
Então aqui vai: Adaptado da Receita de Toucinho do Céu “Do Convento Para a bimby pg.55”
Ingredientes:
·500 g de açúcar
·150 g de amêndoa sem pele
·220 g de água
·6 colheres de sopa de do18 gemas de ovo
·2 claras
.         Manteiga para untar a forma e farinha para polvilhá-la q.b Preparação na Bimby:
Coloque no copo a amêndoa e programe 20s/vel7. Retire e reserve.
Coloque no copo 500g de açúcar e a água e programe 15m/varoma/vel2.
Adicione a amêndoa e o doce de chila e programe 10m/varoma/vel2. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Com a ponta de uma faca, corte as gemas e envolva-as cuidadosamente com as claras e sem bater. Reserve. Coloque a borboleta e programe 3m/100º/vel2…

Finalmente fim de semana!!!

Chegou enfim o fim de semana!

Quando chega a sexta-feira tenho sempre uma vontade imensa de experimentar uma receita nova, para o lanche! Já andava de olho nestes “Muffins de Chocolate e Aveia” da Joana, do Blog “Palavras que enchem a barriga” - http://omeubemestar.blogspot.pt/
E claro que os experimentei e adorei. Desapareceram todos num ápice!


Muffins de Chocolate e Aveia (Receita para 12 Muffins) * 60g de flocos de aveia;
* 260ml de leite;
* 225g de farinha de trigo sem fermento;
* Três colheres de chá de fermento em pó;
* Uma pitada de sal;
* 85g de pepitas de chocolate negro;
* Um ovo batido;
* 100g de açúcar amarelo;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Quatro colheres de sopa de óleo (ou 60ml). 

Preparação: * Juntar o leite e os flocos de aveia e deixar absorver;
* Noutra tigela juntar a farinha, o fermento, o sal e metade das pepitas de chocolate;
* Na mistura do leite e dos flocos de aveia juntar o ovo batido, o açúcar, a essência de baunilha e o óleo, batendo bem entre ca…

Bolo de Claras - Uma Surpresa muito Agradável!!!

 Olá a todos!
Com muitas claras congeladas ca em casa e sem saber bem o que lhes fazer, decidi encontrar novas ideias. Procurei e eis que encontrei um bolo de claras, que apesar de ser muito básico e simples é simplesmente delicioso. Encontrei-o no blog "Hoje para Jantar" http://hojeparajantar.blogspot.pt/

Bolo de clarasAdaptada dos Blogues hoje para Jantar e Intrusa na cozinha. 
6 claras 300 g de açúcar 100 g de manteiga (magra)200 ml de leite1 colher de sopa de óleo350 g de farinha c/ fermentoRaspa de Limão ou laranja1/2 colher de chá de fermento~1 pitada de sal Preparação Tradicional:
Bata a manteiga com o açúcar e adicione a farinha e o fermento, intercalando com o leite. Acrescente a raspa do limão ou da laranja. Junte o óleo. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Envolva,delicadamente, as claras na massa. Leve ao forno pré-aquecido a180º, numa forma untada com margarina e polvilhada de farinha, durante aproximadamente 40 minutos.

Preparação na Bimby:
Se as clara…

Um Bolo de Anos Diferente!

Este fim-de-semana foi cheio de comemorações!
Entre outras coisas, a comemoração do aniversário de alguém muito especial!
Assim o seu bolo de anos teria de ser também muito especial!
Et Voilá:


Peço desculpa mas esta receita só a consigo fazer, na perfeição com ajuda da minha querida Bimby e, como tal aqui vai a receita, retirada do livro base, com diferentes recheios adaptados por mim.
Experimentem e deliciem-se!

Massa Choux (35 Doses) Ingredientes: ·160 g farinha
·250 g água
·100 g manteiga
·1 c. chá de sal
·1 pitada de açúcar
·4 ovos grandes

Preparação da Receita:
1. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a farinha e reserve.
2. Coloque no copo a água, a manteiga, o sal, o açúcar e programe 5 min/100°C/vel 1.3. Adicione a farinha de uma vez só e progra

Um dia muito frio e … Madalenas para o Chá das 5!

Olá a todos!
Chegaram os dias de frio e, nada melhor do que um chá quentinho acompanhado de umas belas Madalenas.
Não se sabe ao certo a origem das madalenas. Existem diversas referências a estes deliciosos bolinhos no livro Em Busca do Tempo Perdido de Proust, escrito nos primeiros anos do século XX. Mas a origem é mais antiga. Existem numerosas histórias a este respeito, geralmente ligando jovens especiais a diversas pastelarias diferentes. A mais famosa é da jovem cozinheira Madeleine Paumier, que teria improvisado uma receita para atender o pedido de um rei. No entanto, nenhuma destas histórias está efetivamente comprovada. Sabe-se também que um bolo chamado “madeleines” teve origem na pequena cidade francesa de Commercy, cuja padaria, reza a lenda, pagou uma quantia considerável por uma receita de bolos muito semelhantes às madalenas que conhecemos, vendendo-os embalados em caixas ovais.
Espero que estas “Madalenas” vos saibam tão bem como a nós. Receita do Livro Base da Bimby

Ingredi…