Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Cabazes de Natal - a todo vapor!

Faltam 9 DIAS para o NATAL
Pois é o NATAL está quase a chegar e aqui por casa estamos a preparar cabazes de Natal e lembrancinhas com muitos dos materiais que reciclámos ao longo do ano.
Por exemplo estes pacotinhos de biscoitos que iremos oferecer são pacotes de leite encadernados com papel autocolante. Dentro colocámos saquinhos com bolachinhas feitas em casa. A parte do selo prateado para fechar são aproveitamentos da parte interior de pacotes de cerelac, sultanas,...etc que vamos guardando. Falta apenas ultimar as etiquetas e vão para a Árvore de Natal à espera do momento de serem entregues!
Claro que o seu valor material é pouco, mas foram feitos com muito amor e carinho e são 100% originais.


Bolachas de Manteiga de Amendoim e Pepitas de Chocolate

Olá a todos! Depois de um dia muito difícil com muito trabalho e todos doentes cá por casa, nada melhor do que terminar o dia com um cheirinho de uma deliciosas bolachinhas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate que foram uma revelação. A receita original é do livro – “A minha cozinha 2” da Clara de Sousa, que me ofereceram e onde cada receita é uma surpresa muito agradável. A Clara de Sousa é uma cozinheira que admiro muito e tem receitas simples e que fazem sempre um brilharete. Consultem a página dela de Facebook, onde podem seguir as suas receitas:
E para comemorar o fim de semana bem merecido, nada melhor do que um jantarzinho saboroso, que incluiu esta apetitosa entrada.
Estes bolachas são deliciosas! Adaptei a receita da Clara de Sousa e ficaram fantásticos. Ora aqui vai a receita: Esta receita dá para cerca de 60 bolachas

Ingredientes: ·280 gr de farinha sem fermento ·170 gr de manteiga à temperatura ambiente ·185 gr de manteiga de amendoim ·180 gr de açúcar branco ·80 gr de açúc…

Pão recheado!

Finalmente é sexta-feira!
E para comemorar o fim de semana bem merecido, nada melhor do que um jantarzinho saboroso, que incluiu esta apetitosa entrada. Adaptado de “Fondue de queijo no pão” – A minha cozinha 2 – pg.22
Ingredientes:                              1 pão médio, alto, de casca macia 2 colheres de sopa de azeite 1 cebola pequena 100g de chouriço 1 alheira pequena 200 ml de maionese 300 g de queijo mozarela ralado Preparação: ·Pré -aquecer o forno a 200ºC; ·Cortar com cuidado o topo do pão para não desmanchar a côdea e retirar o miolo; ·Cortar o miolo em pedaços, que serão tostados e servirão para acompanhar o recheio; ·Num tacho frite a cebola picada aos bocadinhos, até estar translúcida; ·Acrescentar o chouriço picado e o recheio da alheira e misturar bem; ·Envolver a maionese e o queijo e deitar este recheio para dentro do pão; ·Colocar a tampa no pão, envolver em papel de alumínio e levar ao forno pelo menos 25 minutos.
Encontrei também uma versão um pouco mais light

Souflé de Peixe e Bróculos

Os últimos dias têm sido muito cansativos, pela quantidade de trabalho que se acumula nesta altura e algumas constipações que por aí andam e teimam em não passar. Sem ideias para nada, mas com vontade de comer uma refeição simples e reconfortante, surgiu este delicioso souflé, que para além de ser “limpa frigoríficos”  é muito nutritivo e rende qualquer um.  Ingredientes da massa:           2 postas de pescada (ou medalhões de pescada) Brócolos q.b. 20 gr azeite 2 dentes de alho 250 gr leite 25 gr farinha 20 gr manteiga sal, noz-moscada e pimenta q.b. 2 ovo, s queijo mozarella ralado (50 g)
Preparação: ·         * Pré -aquecer o forno a 200ºC. ·         * Bater as claras em castelo com uma pedrinha de sal, 2 min/ Vel 4. ·     * Cozer a pescada e os brócolos a vapor (na varoma), programar 15 min/ Vel 2/ varomae reservar. ·    * Colocar o azeite e o alho no copo, 5seg/ vel.5, de seguida 5min/ varoma/ Vel 2 para refogar. ·        * Acrescentar o peixe e os brócolos e deixar refogar, 5 min/ Colher Inver…

Pitos de Santa Luzia

Olá a todos!
Vou partilhar convosco uma receita centenária típica da minha região transmontana, mais especificamente do concelho de Vila Real – os famosos “pitos”.

Economizar!

Hoje decidi partilhar convosco algumas ideias para economizar. Os pequenos cá de casa adoram boiões de fruta, que como vocês sabem estão cada vez mais caros.
Como tenho uma bimby que uso a 300%, descobri, na "blogosfera" uma receita para fazer boiões de fruta, em casa com a fruta que quiser e duram, uma semana no frigorífico. Ingredientes:                              1000 g de fruta variada a gosto 3 copos de medida (bimby) de água 1 limão médio descascado (sem parte branca e sem caroços) 4 bolachas maria (opção)
Preparação: -colocar todos os ingredientes no copo -triturar20seg/vel 9 -limpar as paredes do copo com a espátula -colocar17min/varoma/vel 2 -triturar20seg/ vel 9 -dividir em copos com aproximadamente 120g  -guardar no frigorifico
Para quem não tem bimby, podem passar a fruta com a varinha mágica ou robot e, depois ferver o preparado. Acreditem que se poupa imenso e podem sempre variar os sabores, de acordo com as frutas da época.

Pão Pita para o Jantar!

Chegou o Outono em força! Muita chuva e muita vontade de comer qualquer coisa que console. Pão pita recheado com frango grelhado e uma sopa quentinha!


Ingredientes:

500 g de farinha de trigo 1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
25 g de fermento padeiro (ou 5g de fermento seco)
50 ml de azeite
260 ml de água morna

Preparação: Juntar a farinha, o sal e o açúcar e mexer bem. Seguidamente juntar o fermento. Depois juntar o azeite e a água e mexer bem até obter uma mistura homogénea. Na bancada amassar bem, durante 1º minutos. Cobrir a massa com película e deixar descansar 30 minutos. Depois de descansar, dividir a massa em 8 pedaços, formar bolinhas. Deixar descansar mais 15 minutos.
Passar o rolo da massa para achatar as bolas obtidas em círculos.
Levar ao forno pré-aquecido a 200º mais ou menos 7 minutos. Verifica-se que os círculos crescem e alargam, tal como no pão pita. Quando estiverem com esse aspeto, e bem douradinhos, retirar do forno deixar arrefecer e rechear a gosto.
Cá em c…