Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Bola de Lamego

A sugestão de hoje é uma deliciosa bolinha de lamego! Sim aquelas bolas fininhas, estaladiças e saborosas, com muitas variações de recheio ( fiambre, sardinha, bacalhau, vinha-de-alhos……) e que só o cheirinho quando estão no forno atrai toda a vizinhança! Queria desesperadamente uma bolinha e, como não tinha frango desfiado, mas apenas bacon, decidi experimentar! Conclusão: desapareceu em 20 minutos!!!! Delicioooooosa!

Ingredientes: 250g de água 1c. chá de sal
2 colheres de chá de fermento seco ou 25g de fermento fresco
100g de margarina ou 40ml de azeite
500g farinha T65
150g de fiambre
150g de bacon fatiado
azeite q.b.
Preparação: (Tradicional)
·Colocar num recipiente a água morna e dissolver o fermento.  ·Juntar a margarina / azeite e misturar. ·Adicionar a farinha e o sal e envolver tudo até obter uma massa maleável. ·Deixar levedar cerca de 1H num local morno ou até dobrar de volume ·Dividir a massa em 2 partes iguais.  ·Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estend…

Pão-de-Ló com Doce de Ovos

Este Pão-de-Ló estava na minha lista de “Bolos a Fazer Urgentemente!” Como o meu Pai faz anos decidi experimentar esta receita, sem medo de errar, pois as receitas da Chef Rita Nascimento – “La Dolce Rita”, são sempre fabulosas e simples!             Resultado: o pão-de-ló mais fácil de sempre e mais guloso e delicioso que casa na perfeição com o doce de ovos que o acompanha! (Fiz o dobro da Receita da Rita).

Ingredientes para a massa de Pão-de-ló:

• 6 ovos
• 200 gr de açúcar
• 150 gr de farinha tipo 55 (sem fermento)
Preparação: (Tradicional) Bata os ovos e açúcar até triplicarem de volume e estarem bem esbranquiçados, cerca de 5 minutos. ·Misture com delicadeza a farinha peneirada em 2 ou 3 adições e envolva suavemente de maneira que a farinha fique toda incorporada, mas sem a mistura perder volume. ·Coloque a massa numa forma redonda com cerca de 20 cm untada e polvilhada com farinha. ·Coza em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20-25 minutos até um palito inserido no meio sair limp…

Queques de Laranja

Esta semana decidi fazer uns queques de laranja para os miúdos levarem para a escola! Esta receita é de um bolo delicioso de laranja, que decidi distribuir por forminhas de queques e resultou muito bem! Rendeu imenso como podem ver na foto e estavam deliciosos!
Ingredientes para a massa:
·Raspa de uma laranja ·1 chávena de sumo de laranja ·2 chávenas de farinha de trigo ·1 chávena e meia de açúcar ·2 iogurtes gregos (pequenos) (ou 1/2 chávena de óleo vegetal) · 4 ovos ·1 colher de sopa de fermento
Preparação: (Tradicional) ·Numa taça bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. ·Juntar a raspa e o sumo de laranja e envolver bem. ·De seguida juntar o iogurte grego e continuar a envolver. · Juntar a farinha peneirada com o fermento e envolver. · Distribuir por forminhas (eu usei de silicone)

Rosquinhas de Canela e Limão

Há alguns dias e por acaso uma colega enviou-me o link do Blog “Ananás e Hortelã” e, claro fui de imediato investigar! Um espetáculo e claro estas rosquinhas ficaram logo debaixo de olho! Com o pretexto de um aniversário, decidi por mãos à obra e experimentei! Adorei fazer as rosquinhas! Uma massa surpreendentemente amarela, como se tivesse levado 20 ovos caseiros e afinal nem leva ovos! Não leva manteiga na preparação da massa, só no fim! Podemos brincar a moldar as rosquinhas! E as variações de sabor são imensas!
Espero que se divirta tanto quanto eu!!!!
Ingredientes para a massa:
·Raspa de um limão ·300 ml leite ·1 colher de chá rasa de açafrao em pó ·4 chávenas de farinha de trigo ·1 saqueta de fermento de padeiro seco ·1/2 colher (chá) de sal fino ·1/3 chávena de açúcar amarelo
recheio: 2/3 chávena de açúcar amarelo 2 colheres (sopa) rasas de canela em pó 3 colheres (sopa) de manteiga derretida

Bolo de Dióspiro, Nozes e Canela

Os Dióspiros lembram sempre o outono! Mas apesar de já estarmos no inverno, eles continuam a chegar cá a casa em grande quantidade e, como amadurecem muito rápido temos que lhes dar destino. Desta vez foi um bolinho! Numa conversa ocasional com uma colega fiquei a saber de um bolinho de dióspiro com nozes e canela, que me deixou curiosa e cheia de ideias! Depois de umas pesquisas fui até ao Blog do Chef Hernâni Hermida e descobri esta receita preciosa, que adaptei, pois cá em casa somos esquisitos com o sabor de algumas especiarias e, como tal usamos apenas canela, e basta! Resultado: um bolo húmido, cheio de sabor, que é perfeito acompanhado de um chazinho! Ingredientes: ·450g de polpa de dióspiros bem maduros e sem pele·1 c. de chá de Bicarbonato de Sódio·100g de manteiga amolecida·250g de açúcar amarelo·1 ovo·300g de farinha·1 colher de chá de fermento em pó·1 colher de chá de canela em pó·100g de miolo de nozes moído·Raspa de uma laranja·Papel vegetal para forrar a forma      Açúcar e…