Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Bolo Delícia de Chocolate e Côco


Este bolo é simplesmente delicioso e surpreendentemente fresco!
 Para celebrar mais um aniversário cá por casa decidi experimentar esta receita da Dani Noce uma Bloger brasileira que eu adoro e cujas receitas são sempre surpreendentes, cheias de dicas e técnicas com as quais aprendo muito. Adorei a massa do bolo mas o que torna este bolo especial é sem dúvida o recheio de côco! Todos adorámos o resultado mas aconselho a ver o vídeo e estudar bem a receita para que tudo saia bem! Confesso que me atrapalhei um pouco, pois não tinha um aro para montar o bolo, mas com um pouco de criatividade lá conseguimos! Na minha opinião para a próxima uso ganache de chocolate só como cobertura e como recheio apenas o creme de côco em camadas, pois fica muito intenso! Depois das minhas adaptações é sem dúvida um bolo que vai para o topo da lista, principalmente para fazer em ocasiões especiais!


INGREDIENTES:

BOLO DE CHOCOLATE
·         100 gramas de Manteiga à temperatura ambiente
·         1 + 1/2 Chávena de Açúcar
·         6 ovos (claras separadas das gemas)
·         1 + 1/2 Chávena de Farinha de Trigo peneirada
·         1 Chávena de Chocolate em pó
·         1/2 Chávena de leite
·         1/2 colher de chá de Fermento em pó
·         1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio

CALDA PARA MOLHAR O BOLO
·         100 ml de leite de coco
·         100 ml de leite
·         3 colheres de sopa de chocolate em pó

RECHEIO DE COCO
·         1 lata de leite condensado
·         1 pacote de natas (200 ml)
·         100 ml de leite de coco
·         150g de coco ralado
·         2 colheres de chá de maizena (dissolvidas num pouco de leite)

GANACHE
·         1 pacote de natas (200 ml)
·         100 g de chocolate de leite
·         100 g de chocolate preto


PREPARAÇÃO:
BOLO DE CHOCOLATE
1.    Com a batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa parecida a areia húmida.
2.    Adicione as gemas, duas a duas, batendo bem a cada adição.
3.    Peneire a farinha de trigo e o chocolate em pó sobre a mistura e também o leite.
4.    Bata apenas até que tudo se misture.
5.    Em outra tigela, bata as claras em castelo e de seguida adicione um terço à mistura.
6.     Depois, incorpore o restante das claras delicadamente..
7.    Acrescente o fermento em pó e o bicarbonato, misture e divida a massa em duas formas de 21 cm de diâmetro, untadas e polvilhadas com cacau em pó.
8.    Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por aproximadamente 35 minutos ou até que um palito inserido no meio de cada bolo saia limpo.


CALDA PARA MOLHAR O BOLO
1.    Misture todos os ingredientes da calda numa panela e leve ao fogo médio até que levante fervura.
2.    Desligue o fogo, transfira a calda para um recipiente e leve ao frigorífico

RECHEIO DE COCO
1.    Numa panela, junte o leite condensado, as natas, o leite de coco e o coco ralado.
2.    Leve ao lume brando, mexendo sem parar;
3.    Quando levantar fervura dissolva a maizena num pouco de leite e junte tudo ao preparado, mexendo até ter uma consistência de leite creme.

GANACHE DE CHOCOLATE
1.    Coloque as natas e o chocolate picado numa panela e leve ao lume brando ou em banho maria até obter um creme homogéneo.
2.    Reserve e deixe arrefecer.

MONTAGEM
1.    Corte os dois bolos ao meio para obter 4 partes iguais.
2.    Se possível use uma folha de acetato ao redor da forma e disponha o primeiro bolo no fundo. Pincele a calda de coco e chocolate sobre toda a superfície do bolo e aplique uma camada generosa do recheio de côco.
3.    Coloque a segunda camada de bolo, apertando um pouco para assentar o recheio. Pincele novamente com calda e sirva duas conchas de ganache sobre ele, alisando bem.
4.    Aplique a terceira camada de bolo, pressione levemente, pincele com a calda e aplique mais uma camada generosa de recheio de côco.
5.    Finalmente, aplique a última camada de bolo e sirva uma concha de ganache para cobrir toda a superfície do bolo. Leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas.
6.    Depois das 4 horas, retire o bolo da geladeira e cubra-o completamente com o restante da ganache, alisando bem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folar de Chaves

A Páscoa já passou! Como é habitual cá por casa não há Páscoa sem folares caseiros que se vão amassando ao longo da Semana Santa! Costumo fazer uma receita de Folar Transmontano que já partilhei convosco. Este ano decidi procurar outra e encontrei uma receita maravilhosa no Blog da Dona Bimby , que rende um folar grande ou dois médios e é ainda mais deliciosa e simples do que a que eu fazia. Os Folares ficam muito semelhantes ao tradicional Folar de Chaves. , Ingredientes (Massa): ·          100 Gramas  Água ·          50 Gramas  Azeite ·          120 Gramas  Banha ·          1 Colher de Chá  Sal ·          30 Gramas  Fermente  Fresco ·          4  Ovos ·          550 Gramas  Farinha ·          1 colher de chá de Açafrão ·          1 colher de chá de açúcar Ingredientes (Recheio): ·          200 Gramas  bacon ·          100 Gramas  Presunto ·          170 Gramas  Chouriço de carne ·          100 

Tripas aos Molhos

“Tripas aos Molhos” é prato emblema de Vila Real Cá por terras transmontanas habituamo-nos desde cedo a saborear os pratos típicos, preparados pelas mãos das nossas avós, mães ou também em restaurantes típicos da terra. Desde cedo que me lembro de comer uma malguinha de tripas ou uns molhinhos de tripas. São sabores e aromas que nos enchem a alma e que nos fazem felizes! Esta iguaria terá surgido pelas mãos de uma senhora de nome Maria Fernanda, que desde tenra idade assistiu à preparação de muitas carnes e das sobras excessivas de dobrada e tripa, sem grande utilidade, terá assistido à preparação de “Tripas Enfarinhadas”. Foi a memória que a levou, mais tarde, a criar uma receita utilizando tripas e associada à imagem que tinha das “Tripas Enfarinhadas”. Inventando, assim, as “Tripas aos Molhinhos”. Isto no ano de 1955, quando em casa fez a primeira preparação. Todos provaram e aprovaram! Aplaudida em casa, terá decidido apresentar a receita no seu estabelecimento, pois era pra

Pitos de Santa Luzia

Olá a todos! Vou partilhar convosco uma receita centenária típica da minha região transmontana, mais especificamente do concelho de Vila Real – os famosos “pitos”. “Os pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus, natural de Vila Nova em Folhadela. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou seus pais a enclausurarem-na no convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude. A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Um certo dia estava a irmã a aplicar os curativos nos seus doentes (feridas, contusões e inchaços nos olhos), com uns pachos de linhaça, que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção - usados como pensos para os ferimentos, quando de repente teve uma visão! Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em peq