Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Tripas aos Molhos

“Tripas aos Molhos” é prato emblema de Vila Real
Cá por terras transmontanas habituamo-nos desde cedo a saborear os pratos típicos, preparados pelas mãos das nossas avós, mães ou também em restaurantes típicos da terra. Desde cedo que me lembro de comer uma malguinha de tripas ou uns molhinhos de tripas. São sabores e aromas que nos enchem a alma e que nos fazem felizes!
Esta iguaria terá surgido pelas mãos de uma senhora de nome Maria Fernanda, que desde tenra idade assistiu à preparação de muitas carnes e das sobras excessivas de dobrada e tripa, sem grande utilidade, terá assistido à preparação de “Tripas Enfarinhadas”. Foi a memória que a levou, mais tarde, a criar uma receita utilizando tripas e associada à imagem que tinha das “Tripas Enfarinhadas”. Inventando, assim, as “Tripas aos Molhinhos”. Isto no ano de 1955, quando em casa fez a primeira preparação. Todos provaram e aprovaram! Aplaudida em casa, terá decidido apresentar a receita no seu estabelecimento, pois era prato de baixo custo. A sua receita era inédita, diferente de tudo o que pela zona se fazia, só décadas mais tarde terão surgido outras variantes, noutros restaurantes da região, umas recheadas com cenouras, joelho cozido e até mesmo com frango
Adoro ir comer uns molhinhos de tripas às tasquinhas e restaurantes de Vila Real, mas é um prazer enorme prepará-las na minha cozinha e descobrir os segredos da cozinha transmontana, que um dia ensinarei também aos filhos, netos e quem sabe…..bisnetos!!!!
Confesso que a parte da preparação dos molhinhos dispenso, mas esses molhinhos podem comprar-se já enroladinhos em alguns talhos de qualidade da nossa cidade e, depois é só ter um pouco de paciência!
Como sabem adoro a minha Bimby, mas confesso, que no caso das tripas aos molhos, é melhor fazê-las no tacho, pois precisam de espaço e muito tempo para apurar o molho. Chamo à atenção para que temperem com sal só no final, quando as tripas aos molhos estiverem quase prontas, pois como são recheadas com presunto e levam vinho branco, com o tempo que têm que estufar, praticamente não necessitam de sal.
Esta receita foi adaptada da receita utilizada no restaurante “Chaxoila”, uma referência das tripas aos molhos em Vila Real.


INGREDIENTES (Para Fazer os Molhinhos)


·         200 g de dobrada de vitela limpa
·         120 g de presunto cortado em tiras grossas 
·         Salsa a gosto 
·         4 fios de tripa fina para amarrar

INGREDIENTES do molho:


·         2 cebolas médias
·         Sal 
·         Piripíri 
·         Colorau 
·         Azeite 
·         Vinho branco

PREPARAÇÃO:

1. Lava-se bem a dobrada, abre-se ao meio e volta-se a lavar em várias águas.
2. De seguida, raspa-se e esfrega-se com sumo de limão e sal.
3. Reservar depois em água e limão para ficar bem limpa.
4. Posteriormente, corta-se a dobrada em quadrados e parte-se uma tira (grossa) de presunto.
5. Para finalizar, enrola-se o presunto e a salsa na dobrada e ata-se com o fio de tripa fina ou com um cordel.
4. Faz-se um refogado com a cebola em azeite.
5. Depois de alourado, coloca-se a tripa já recheada e cobre-se com água.
6. Deixa-se ferver durante aproximadamente uma hora e 30 minutos (Quando quero demorar menos tempo, uso a panela de pressão e deixo cozer aproximadamente metade do tempo)
5. Depois deste tempo de cozedura, tempera-se com sal, piripíri, colorau e vinho branco a gosto.
6. Após temperar, volta a ferver durante aproximadamente duas horas.
7. Está pronto a servir.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folar de Chaves

A Páscoa já passou! Como é habitual cá por casa não há Páscoa sem folares caseiros que se vão amassando ao longo da Semana Santa! Costumo fazer uma receita de Folar Transmontano que já partilhei convosco. Este ano decidi procurar outra e encontrei uma receita maravilhosa no Blog da Dona Bimby , que rende um folar grande ou dois médios e é ainda mais deliciosa e simples do que a que eu fazia. Os Folares ficam muito semelhantes ao tradicional Folar de Chaves. , Ingredientes (Massa): ·          100 Gramas  Água ·          50 Gramas  Azeite ·          120 Gramas  Banha ·          1 Colher de Chá  Sal ·          30 Gramas  Fermente  Fresco ·          4  Ovos ·          550 Gramas  Farinha ·          1 colher de chá de Açafrão ·          1 colher de chá de açúcar Ingredientes (Recheio): ·          200 Gramas  bacon ·          100 Gramas  Presunto ·          170 Gramas  Chouriço de carne ·          100 

Sal Aromatizado Para Peixe e Carnes Brancas

Para temperar peixe ou carnes brancas, uso normalmente sal, sumo de limão, salsa e tomilho. Porque não fazer um sal aromatizado com todos esses ingredientes, que de uma vez só enchesse a carne ou peixe de todos esses sabores? Assim, surgiu este sal aromatizado que faço há já algum tempo e que incluo sempre nos cabazes de Natal da família e amigos! Como todos gostam e cá em casa nunca pode faltar vou compartilhar convosco este pequeno segredo! Apesar da bimby o ajudar a fazer em 30 segundos, todos podem fazê-lo com um pequeno robot de cozinha, por isso vou apresentar-vos a preparação tradicional e com a bimby! Ingredientes ·   50g de sal Marinho ·   Casca de 1 limão médio ·   20 g de alho em pó ·   1 colher de chá de folhas de tomilho seco ·   1 colher de chá de salsa seca Preparação Tradicional: ·   Ralar a casca do limão, levemente, para apanhar apenas a parte amarela. ·   Juntar os 50g de sal com os restantes ingredientes e, com a ajuda de um robot reduzir