Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Bacalhau com Natas e Legumes

Para o jantar de ontem inspirei-me neste prato da minha querida Chefe Filipa Gomes, que nos brinda com propostas fáceis e acessíveis a todos, no seu programa “Prato do dia” no canal 24 Kitchen. Esta versão é muito semelhante à que fazia há uns anos atrás antes de ter a minha Bimby. Acrescentei ao refogado de espinafres curgete e cenoura. Ficou uma delícia acompanhada por uma salada de alface, rúcula e tomate, tudo da nossa horta. Assistam ao vídeo e experimentem.
Foto Retirada do site: http://www.thedragonskitchen.com/2013/06/bacalhau-con-natas.HTML
Assista ao vídeo em:
 

Ingredientes:
 
* 3  Lombos de bacalhau  ou 400 g de migas de bacalhau
·         * 1  Litro leite
·         * 1  folha de Louro
·         * 1  Casca de Limão
·         * 4  Batatas
·         * Óleo
·         * 1  Cebola Grande
·         * 500 gr Espinafres
·         * 3  dentes alho
·         * Azeite q.b
·         * 5 Colheres sopa manteiga sem sal
·         * 6 Colheres sopa de farinha
·         * Salsa Fresca
·         * 500 ml Leite
·         * 200 ml Natas
·         * Sal
·         * Pimenta
·         * Noz-Moscada
·         * chávena de queijo da ilha
·         * 2 fatias de broa de milho
·         * Salsa
 
 
 
Preparação
Classificação1. Frite 4 batatas médias cortadas em cubinhos, escorridas, enxutas e temperadas com sal em óleo a 180º.
2. Quando estiverem prontas, coloque-as numa travessa com papel absorvente.
3. Separe em lascas 3 postas de bacalhau, cozidas 7 minutos em leite com louro e 1 casca de limão.
4. Faça molho bechamel num tacho, derretendo 5 colheres de sopa de manteiga sem sal. Depois junte salsa fresca picada deixe aromatizar e junte 6 colheres de sopa de farinha de trigo, mexa sobre o lume para que coza um pouco.
5. A seguir adicione gradualmente 500ml do leite da cozedura do bacalhau e 200ml de natas, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e deixe espessar mexendo sempre.
6. Agora num tacho, refogue 1 cebola cortada em meias luas em azeite quente.
7. Ligue o forno a 220º. Leve 500gr de espinafres cortados grosseiramente ao micro-ondas por 3, 4 minutos.
8. Junte ao refugado 3 dentes de alho picado, escorra os espinafres e adicione ao refogado.
9. Acrescente o bacalhau, as batatas e 2/3 do molho bechamel.
10. Finalmente no processe 2 fatias de broa sem côdea, 1 chávena de queijo da ilha ralado e salsa.
11. Deite o bacalhau com natas em 2 tabuleiros, Por cima, o restante molho bechamel e polvilhe com o queijo e a broa.
12. Um dos tabuleiros leve ao forno e o outro congela para mais tarde.
 
 
 
 

 

 

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Chila e Amêndoa

Este é um dos meus bolos/tartes preferidos, pois é muito fácil de fazer, rápido e delicioso. A receita foi-me dada por uma colega da Escola, e desde então já o fiz imensas vezes. Fresquinho é de perder a cabeça.
Ingredientes para o bolo: ·1 chávena de doce de chila ·6 ovos ·180 g Açúcar ·125 g Amêndoa com a pele moída ·1 colher de sopa de manteiga derretida ·50gde farinha ·1 colher de chá de fermento
Preparação (Bimby): ·Pré-aqueça o forno a 180ºC. ·Unte com manteiga e, de seguida peneire com farinha numa forma redonda baixa. ·Coloque no copo as amêndoas e pique-as, programando 10 segundos – velocidade 5-7. ·Retire e reserve. ·Coloque a borboleta coloque no copo o açúcar e os ovos e programe 5 minutos – velocidade 3 e meia – temperatura 37º. ·Retire a borboleta, junte a manteiga derretida e já morna e programe 1 minuto – velocidade 3. ·

Pãezinhos de Leite Fáceis e Fofinhos

Mais uma receita de pãezinhos de leite, pois como cá em casa todos adoram ando sempre a experimentar novas receitas e esta, asseguro-vos que sai sempre bem, prepara-se num abrir e fechar de olhos e são tão fofinhos, que desaparecem num instante. Adaptei está receita daqui.
Ingredientes para 8 pãezinhos: ·400g de farinha ·250 ml de leite morno ·40 g Açúcar ·5 g de fermento padeiro seco (ou 15g de fermento padeiro fresco) ·45g de manteiga derretida ·1 colher de chá de sal (5g) ·Gema de ovo e um pouco de leite para pincelar
Preparação (Tradicional): ·Dissolva o fermento em 50 ml dos 250ml de leite morno necessário, conjuntamente com o açúcar. ·Derreta a manteiga e deixe arrefecer, ·Misture a farinha e o sal. ·Acrescente o fermento dissolvido e o resto do leite morno e amasse bem. ·Por último acrescente a manteia derretida e amasse bem. ·Acrescente mais um pouco de farinha até a massa descolar do alguidar.

Croissants de Iogurte

Cá em casa todos adoram croissants! Já experimentei fazer algumas receitas de croissants e esta é sem dúvida a melhor! É um misto de croissant folhado e croissant de brioche, é light, pois só leva um pouco de manteiga derretida entre as camadas, o que os faz esfolharem-se muito bem. Apesar de não estar na receita original decidi acrescentar 1/2 colher de chá de açafrão em pó, como já experimentei noutras receitas, o que lhe dá uma cor amarelinha e não altera nada o sabor. Vi esta receita no canal youtube da Madame Thermomix, que por sua vez reproduziu uma receita da “Susy Bimbólica”, que por sua vez……(Podem ver também as fotos da montagem da massa no site da Susy Bimbólica ou o vídeo integral, na Madame Thermomix). Resultaram 16 croissants maravilhosos e enormes, apesar de no início me parecerem pequenos, como ficam a levedar 1 hora depois de moldados (pré-aqueci o forno a 50º e desliguei e, depois coloquei-os lá a levedar no quentinho). Será sem dúvida uma receita para repetir.
Ingredien…