Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

ECONOMIA E GESTÃO DOMÉSTICA


Hoje para mim e também para muitos outros, chega o final de férias! É tempo de refletir, recarregar energias positivas e muita força para enfrentar o “novo ano”.
           Desde que me lembro, sempre gostei ter tudo muito organizado e as finanças não são exceção. Muitas pessoas têm alguma dificuldade em gerir as suas finanças familiares e, nos dias de hoje é essencial organizarmo-nos a esse nível, para conseguir fazer face às despesas do dia a dia.
Algumas sugestões:
(retiradas do site - http://gaafsande.blogspot.pt/2011/11/gestao-domestica-orientacoes-para-pais.html)

Será que as despesas da nossa família estão adaptadas aos nossos rendimentos?
Estas são algumas das questões que as famílias diariamente colocam para fazer face às dificuldades económicas do dia a dia. Cada um tem que fazer as suas próprias contas, saber quais são as suas despesas e o dinheiro que precisa.
      Assim, junte toda a família, pegue no lápis e num papel e façam as contas das despesas para saber quanto dinheiro precisam todos os meses, de forma a garantirem as despesas fixas, as necessidades básicas e outras de toda a família.
       Perante as dificuldades da atualidade, deixamos aqui algumas dicas e orientações que podem ajudar os pais a gerir o orçamento familiar, o qual com filhos em idade escolar se revela mais exigente.
Como fazer um Plano de Gastos:
A) Identifique onde gasta o seu dinheiro:
Discrimine as despesas fixas (luz, gás, água, condomínio, transporte, educação);
  1. Comece por registar quanto gasta no supermercado, no talho, peixaria, frutaria, etc. No final do mês faça as contas e, assim, tem a noção de quanto precisa para alimentação.
  2. Considere as despesas sazonais (reparações e revisões automóvel, regresso às aulas, datas comemorativas, férias da família, etc);
  3. Guarde todas as faturas das despesas da família e tome nota de todos os gastos diários durante 1 mês;
  4. Determine as despesas para cada membro da família. Faça uma estimativa para os próximos 12 meses, mas reveja periodicamente esta estimativa;
  5. Analise cada item da despesa e identifique cada oportunidade para reduzir despesas.
B) Descrimine também as receitas (salários, rendas, lucros de investimentos – utilize valores líquidos).
C) Faça o balanço entre despesas e receitas. Veja quanto lhe sobra.
D) Planeie a sua poupança.
Gestão do Plano de Gastos / Dicas:
a) Converse sobre a capacidade do casal lidar com o dinheiro e defina prioridades na família.
b) Fale abertamente sobre como cada um se relaciona com o dinheiro.
c) Fale abertamente com os seus filhos sobre o orçamento familiar, para que estes tenham conhecimento do que se passa no seio da família.
d) Ensine os seus filhos para uma boa gestão do dinheiro.
e) Estabeleça prazos para o pagamento das suas dívidas.
f) Faça um planeamento das despesas mensais.
g) Elabore um orçamento funcional.
h) Decida conjuntamente com a família os investimentos a fazer e as despesas a reduzir.
i) Tente equilibrar o poder financeiro de cada um, atribua também responsabilidades ao seu parceiro(a) e aos seus filhos a partir de determinada idade;
j) Aceite os seus erros e não se deixe levar apenas pela questão financeira. Aprenda com os erros e partilhe as decisões vitoriosas.
l) Evite andar com a carteira cheia de trocos, pois assim será mais fácil fugir às pequenas tentações do dia a dia, que podem consumir uma quantidade enorme de dinheiro no fim da semana.
m) Minimize os gastos supérfluos. Caso o casal trabalhe em locais próximos um do outro, use apenas um dos carros para se deslocar.
n) Limite os seus vícios, pois pequenos vícios podem tornar-se em maus hábitos.
Estes são pequenos passos que podem ajudá-los a crescer e a ganhar autonomia.

Assim, vou dar-vos algumas sugestões de sites que facultam, de forma grátis folhas de excel já prontinhas, para fazer download e gerir de forma mais prática as nossas despesas e outros. Eu uso algumas delas e, posso dizer que hoje tenho consciência dos meus gastos e poupanças a curto, longo e médio prazo.

 
http://www.paraquedistas.com.pt/gestor/gestao-domestica.html
http://www.pedropais.com/poupanca/calculadora-de-despesas

 
Para os Professores se organizarem este site
http://www.paraquedistas.com.pt/gestor/gestao-de-alunos.html

disponibiliza também uma folha em excel grátis muito completa para gestão de turmas.
Também o site:
http://www.regiprof.com/regiprof_2014/index.php

tem um software de gestão de alunos muito completo. No entanto não é gratuito, mas a sua subscrição anual é acessível.
Bom fim de férias para todos e lembrem-se que é essencial ser alegre e positivo.

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folar de Chaves

A Páscoa já passou! Como é habitual cá por casa não há Páscoa sem folares caseiros que se vão amassando ao longo da Semana Santa! Costumo fazer uma receita de Folar Transmontano que já partilhei convosco. Este ano decidi procurar outra e encontrei uma receita maravilhosa no Blog da Dona Bimby , que rende um folar grande ou dois médios e é ainda mais deliciosa e simples do que a que eu fazia. Os Folares ficam muito semelhantes ao tradicional Folar de Chaves. , Ingredientes (Massa): ·          100 Gramas  Água ·          50 Gramas  Azeite ·          120 Gramas  Banha ·          1 Colher de Chá  Sal ·          30 Gramas  Fermente  Fresco ·          4  Ovos ·          550 Gramas  Farinha ·          1 colher de chá de Açafrão ·          1 colher de chá de açúcar Ingredientes (Recheio): ·          200 Gramas  bacon ·          100 Gramas  Presunto ·          170 Gramas  Chouriço de carne ·          100 

Tripas aos Molhos

“Tripas aos Molhos” é prato emblema de Vila Real Cá por terras transmontanas habituamo-nos desde cedo a saborear os pratos típicos, preparados pelas mãos das nossas avós, mães ou também em restaurantes típicos da terra. Desde cedo que me lembro de comer uma malguinha de tripas ou uns molhinhos de tripas. São sabores e aromas que nos enchem a alma e que nos fazem felizes! Esta iguaria terá surgido pelas mãos de uma senhora de nome Maria Fernanda, que desde tenra idade assistiu à preparação de muitas carnes e das sobras excessivas de dobrada e tripa, sem grande utilidade, terá assistido à preparação de “Tripas Enfarinhadas”. Foi a memória que a levou, mais tarde, a criar uma receita utilizando tripas e associada à imagem que tinha das “Tripas Enfarinhadas”. Inventando, assim, as “Tripas aos Molhinhos”. Isto no ano de 1955, quando em casa fez a primeira preparação. Todos provaram e aprovaram! Aplaudida em casa, terá decidido apresentar a receita no seu estabelecimento, pois era pra

Pitos de Santa Luzia

Olá a todos! Vou partilhar convosco uma receita centenária típica da minha região transmontana, mais especificamente do concelho de Vila Real – os famosos “pitos”. “Os pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus, natural de Vila Nova em Folhadela. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou seus pais a enclausurarem-na no convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude. A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Um certo dia estava a irmã a aplicar os curativos nos seus doentes (feridas, contusões e inchaços nos olhos), com uns pachos de linhaça, que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção - usados como pensos para os ferimentos, quando de repente teve uma visão! Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em peq