Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Um dia muito frio e … Madalenas para o Chá das 5!


              
               Olá a todos!

               Chegaram os dias de frio e, nada melhor do que um chá quentinho acompanhado de umas belas Madalenas.

Não se sabe ao certo a origem das madalenas. Existem diversas referências a estes deliciosos bolinhos no livro Em Busca do Tempo Perdido de Proust, escrito nos primeiros anos do século XX. Mas a origem é mais antiga. Existem numerosas histórias a este respeito, geralmente ligando jovens especiais a diversas pastelarias diferentes. A mais famosa é da jovem cozinheira Madeleine Paumier, que teria improvisado uma receita para atender o pedido de um rei. No entanto, nenhuma destas histórias está efetivamente comprovada. Sabe-se também que um bolo chamado “madeleines” teve origem na pequena cidade francesa de Commercy, cuja padaria, reza a lenda, pagou uma quantia considerável por uma receita de bolos muito semelhantes às madalenas que conhecemos, vendendo-os embalados em caixas ovais.

Espero que estas “Madalenas” vos saibam tão bem como a nós.
Receita do Livro Base da Bimby

Ingredientes

200g  de manteiga
200g  de açúcar
Casca de laranja ou de limão (só parte amarela)
200g de farinha com fermento
4 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó

 

Preparação com a Bimby:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 Seg/ Vel 9.
3. Adicione a casca de laranja ou do limão e programe 15 Seg/ Vel 9.
4. Coloque a "borboleta", os ovos, a manteiga e programe 2 Min/ 37º/ Vel 4.
5. A seguir programe 2 Min/ Vel 4.
6. Incorpore a farinha, o fermento, o sal e programe 15 Seg/ Vel 3.
7. Coloque a massa em formas de Madalenas, enchendo-as só até metade, polvilhe-as com açúcar e leve ao forno cerca de 20 minutos.

Preparação Tradicional:
Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado.
Junte a raspa do citrino e os ovos e continue a bater.
Acrescente a farinha, o fermento e o sal peneirados e envolva.
Coloque a massa em formas de Madalenas, enchendo-as só até metade, polvilhe-as com açúcar e leve ao forno cerca de 20 minutos.

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Chila e Amêndoa

Este é um dos meus bolos/tartes preferidos, pois é muito fácil de fazer, rápido e delicioso. A receita foi-me dada por uma colega da Escola, e desde então já o fiz imensas vezes. Fresquinho é de perder a cabeça.
Ingredientes para o bolo: ·1 chávena de doce de chila ·6 ovos ·180 g Açúcar ·125 g Amêndoa com a pele moída ·1 colher de sopa de manteiga derretida ·50gde farinha ·1 colher de chá de fermento
Preparação (Bimby): ·Pré-aqueça o forno a 180ºC. ·Unte com manteiga e, de seguida peneire com farinha numa forma redonda baixa. ·Coloque no copo as amêndoas e pique-as, programando 10 segundos – velocidade 5-7. ·Retire e reserve. ·Coloque a borboleta coloque no copo o açúcar e os ovos e programe 5 minutos – velocidade 3 e meia – temperatura 37º. ·Retire a borboleta, junte a manteiga derretida e já morna e programe 1 minuto – velocidade 3. ·

Pãezinhos de Leite Fáceis e Fofinhos

Mais uma receita de pãezinhos de leite, pois como cá em casa todos adoram ando sempre a experimentar novas receitas e esta, asseguro-vos que sai sempre bem, prepara-se num abrir e fechar de olhos e são tão fofinhos, que desaparecem num instante. Adaptei está receita daqui.
Ingredientes para 8 pãezinhos: ·400g de farinha ·250 ml de leite morno ·40 g Açúcar ·5 g de fermento padeiro seco (ou 15g de fermento padeiro fresco) ·45g de manteiga derretida ·1 colher de chá de sal (5g) ·Gema de ovo e um pouco de leite para pincelar
Preparação (Tradicional): ·Dissolva o fermento em 50 ml dos 250ml de leite morno necessário, conjuntamente com o açúcar. ·Derreta a manteiga e deixe arrefecer, ·Misture a farinha e o sal. ·Acrescente o fermento dissolvido e o resto do leite morno e amasse bem. ·Por último acrescente a manteia derretida e amasse bem. ·Acrescente mais um pouco de farinha até a massa descolar do alguidar.

Croissants de Iogurte

Cá em casa todos adoram croissants! Já experimentei fazer algumas receitas de croissants e esta é sem dúvida a melhor! É um misto de croissant folhado e croissant de brioche, é light, pois só leva um pouco de manteiga derretida entre as camadas, o que os faz esfolharem-se muito bem. Apesar de não estar na receita original decidi acrescentar 1/2 colher de chá de açafrão em pó, como já experimentei noutras receitas, o que lhe dá uma cor amarelinha e não altera nada o sabor. Vi esta receita no canal youtube da Madame Thermomix, que por sua vez reproduziu uma receita da “Susy Bimbólica”, que por sua vez……(Podem ver também as fotos da montagem da massa no site da Susy Bimbólica ou o vídeo integral, na Madame Thermomix). Resultaram 16 croissants maravilhosos e enormes, apesar de no início me parecerem pequenos, como ficam a levedar 1 hora depois de moldados (pré-aqueci o forno a 50º e desliguei e, depois coloquei-os lá a levedar no quentinho). Será sem dúvida uma receita para repetir.
Ingredien…