Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Clafoutis de Maçã

Há algum tempo numa sardinhada com amigos deliciei-me com uma tarte de cereja, que teria por base uma receita francesa fácil, rápida e deliciosa.
Claro que não descansei enquanto não tive a receita nas minhas mãos. Depois de algumas pesquisas percebi que a tarte era um “Clafoutis”, é um doce da culinária da França, que fica entre o pudim e o bolo, com fruta, originalmente cerejas inteiras, cozida no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar. Existe uma variante, também originária do Limousin,em que se utilizam outras frutas, principalmente a maçã, denominado “flaugnarde” ou “flognarde”.
Alguns dias depois decidi experimentar a receita, mas cá por casa já não havia cerejas e a fruteira estava cheia de maçãs, voilá a minha “flognarde aux pommes reinettes”.
Ingredientes:
5 maçãs cortadas em finos gomos
4 ovos inteiros
1 copo de leite
1 pacote de natas
140g de açúcar
1 Colher de chá de fermento royal

Preparação da massa:
Untar a forma com manteiga, polvilhar com farinha e reservar.
Misturar todos os ingredientes, com exceção da maçã.
Passar as fatias de maçã por farinha e canela e colocá-las depois de ter colocado o recheio na forma. Levar ao forno cerca de 45 minutos no forno pré-aquecido a 180º.

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Chila e Amêndoa

Este é um dos meus bolos/tartes preferidos, pois é muito fácil de fazer, rápido e delicioso. A receita foi-me dada por uma colega da Escola, e desde então já o fiz imensas vezes. Fresquinho é de perder a cabeça.
Ingredientes para o bolo: ·1 chávena de doce de chila ·6 ovos ·180 g Açúcar ·125 g Amêndoa com a pele moída ·1 colher de sopa de manteiga derretida ·50gde farinha ·1 colher de chá de fermento
Preparação (Bimby): ·Pré-aqueça o forno a 180ºC. ·Unte com manteiga e, de seguida peneire com farinha numa forma redonda baixa. ·Coloque no copo as amêndoas e pique-as, programando 10 segundos – velocidade 5-7. ·Retire e reserve. ·Coloque a borboleta coloque no copo o açúcar e os ovos e programe 5 minutos – velocidade 3 e meia – temperatura 37º. ·Retire a borboleta, junte a manteiga derretida e já morna e programe 1 minuto – velocidade 3. ·

Pãezinhos de Leite Fáceis e Fofinhos

Mais uma receita de pãezinhos de leite, pois como cá em casa todos adoram ando sempre a experimentar novas receitas e esta, asseguro-vos que sai sempre bem, prepara-se num abrir e fechar de olhos e são tão fofinhos, que desaparecem num instante. Adaptei está receita daqui.
Ingredientes para 8 pãezinhos: ·400g de farinha ·250 ml de leite morno ·40 g Açúcar ·5 g de fermento padeiro seco (ou 15g de fermento padeiro fresco) ·45g de manteiga derretida ·1 colher de chá de sal (5g) ·Gema de ovo e um pouco de leite para pincelar
Preparação (Tradicional): ·Dissolva o fermento em 50 ml dos 250ml de leite morno necessário, conjuntamente com o açúcar. ·Derreta a manteiga e deixe arrefecer, ·Misture a farinha e o sal. ·Acrescente o fermento dissolvido e o resto do leite morno e amasse bem. ·Por último acrescente a manteia derretida e amasse bem. ·Acrescente mais um pouco de farinha até a massa descolar do alguidar.

Croissants de Iogurte

Cá em casa todos adoram croissants! Já experimentei fazer algumas receitas de croissants e esta é sem dúvida a melhor! É um misto de croissant folhado e croissant de brioche, é light, pois só leva um pouco de manteiga derretida entre as camadas, o que os faz esfolharem-se muito bem. Apesar de não estar na receita original decidi acrescentar 1/2 colher de chá de açafrão em pó, como já experimentei noutras receitas, o que lhe dá uma cor amarelinha e não altera nada o sabor. Vi esta receita no canal youtube da Madame Thermomix, que por sua vez reproduziu uma receita da “Susy Bimbólica”, que por sua vez……(Podem ver também as fotos da montagem da massa no site da Susy Bimbólica ou o vídeo integral, na Madame Thermomix). Resultaram 16 croissants maravilhosos e enormes, apesar de no início me parecerem pequenos, como ficam a levedar 1 hora depois de moldados (pré-aqueci o forno a 50º e desliguei e, depois coloquei-os lá a levedar no quentinho). Será sem dúvida uma receita para repetir.
Ingredien…