Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Pitos de Santa Luzia

Olá a todos!

Vou partilhar convosco uma receita centenária típica da minha região transmontana, mais especificamente do concelho de Vila Real – os famosos “pitos”.


“Os pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus, natural de Vila Nova em Folhadela. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou seus pais a enclausurarem-na no convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude.
A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Um certo dia estava a irmã a aplicar os curativos nos seus doentes (feridas, contusões e inchaços nos olhos), com uns pachos de linhaça, que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção - usados como pensos para os ferimentos, quando de repente teve uma visão!
Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em pequenos quadrados. Tinha consigo o cibo do açúcar que lhe cabia na ração, e fez uma compota de abóbora. À imagem dos pachos dobrou a massa por cima da compota e levou ao forno a cozer. A seguir despachou-se a esconde-los, pois estava proibida de ser gulosa. A caminho cruzou-se com a madre superiora que era cega. A madre perguntou desconfiada, o que leva no tabuleiro. Cheirando o perfume adocicado, a Irmã Imaculada apressa-se a responder que são pachos de linhaça para os doentes do dia seguinte.
À noite na cela, a irmã Imaculada sossegou a alma e não sequer se sentia culpada, pois sempre ouviu dizer que "do que não se vê, não se peca".
O dia 13 de Dezembro consagra à Irmã Imaculada de Jesus a criação destes doces regionais, e ainda hoje é celebrada esta tradição, na capela de Vila Nova.

Aqui em casa todos adoram os pitos. Recordo-me de ser criança e ajudar a a minha avó que os fazia frequentemente (e de vez em quando ainda faz) no seu forno a lenha e nos sabiam sempre tão bem.
Ontem decidi pôr “a mão na massa” ou “a bimby a fazer massa” e fiz os meus “pitinhos” que fizeram as delícias de quem os comeu.
Adaptado de “Do convento à Bimby, pg.51”
(Esta receita rende 12 pitos grandes /ou 18 médios ou ainda 24 “pitinhos”)

Ingredientes da massa:          
260g de farinha de trigo
160g de manteiga fria (usei vmargarina vegetal)
60g de água fria

Ingredientes para o recheio: 
200g de abóbora cozida e escorrida
200g de chila cozida e escorrida (ou doce de chila)
200g de acúcar
½ copo de água
1 colher de chá de canela em pó
1 estrela de anis


Preparação da massa:
-colocar todos os ingredientes no copo
-Programar  1 m / velocidade espiga
(Ou amassar tudo manualmente até obter uma massa homogénea)
-deixar repousar a massa 10 minutos envolvida em película, no frigorífico
-tender a massa na bancada, cortar quadrados (12cm x 12cm)
-colocar o recheio no centro
-juntar as pontas opostas e selar bem com os dedos
-levar ao forno a 180º até estarem douradinhos (+ ou – 20 minutos)
- depois de frios polvilhar com açúcar em pó e canela


Preparação do recheio:
-colocar o açúcar numa panela, juntamente com a água, as especiarias e deixar fazer ponto pérola.
- Envolver a abóbora e a chila e deixar ferver 5 a 10 minutos no mínimo.
- deixar arrefecer.

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Chila e Amêndoa

Este é um dos meus bolos/tartes preferidos, pois é muito fácil de fazer, rápido e delicioso. A receita foi-me dada por uma colega da Escola, e desde então já o fiz imensas vezes. Fresquinho é de perder a cabeça.
Ingredientes para o bolo: ·1 chávena de doce de chila ·6 ovos ·180 g Açúcar ·125 g Amêndoa com a pele moída ·1 colher de sopa de manteiga derretida ·50gde farinha ·1 colher de chá de fermento
Preparação (Bimby): ·Pré-aqueça o forno a 180ºC. ·Unte com manteiga e, de seguida peneire com farinha numa forma redonda baixa. ·Coloque no copo as amêndoas e pique-as, programando 10 segundos – velocidade 5-7. ·Retire e reserve. ·Coloque a borboleta coloque no copo o açúcar e os ovos e programe 5 minutos – velocidade 3 e meia – temperatura 37º. ·Retire a borboleta, junte a manteiga derretida e já morna e programe 1 minuto – velocidade 3. ·

Pãezinhos de Leite Fáceis e Fofinhos

Mais uma receita de pãezinhos de leite, pois como cá em casa todos adoram ando sempre a experimentar novas receitas e esta, asseguro-vos que sai sempre bem, prepara-se num abrir e fechar de olhos e são tão fofinhos, que desaparecem num instante. Adaptei está receita daqui.
Ingredientes para 8 pãezinhos: ·400g de farinha ·250 ml de leite morno ·40 g Açúcar ·5 g de fermento padeiro seco (ou 15g de fermento padeiro fresco) ·45g de manteiga derretida ·1 colher de chá de sal (5g) ·Gema de ovo e um pouco de leite para pincelar
Preparação (Tradicional): ·Dissolva o fermento em 50 ml dos 250ml de leite morno necessário, conjuntamente com o açúcar. ·Derreta a manteiga e deixe arrefecer, ·Misture a farinha e o sal. ·Acrescente o fermento dissolvido e o resto do leite morno e amasse bem. ·Por último acrescente a manteia derretida e amasse bem. ·Acrescente mais um pouco de farinha até a massa descolar do alguidar.

Croissants de Iogurte

Cá em casa todos adoram croissants! Já experimentei fazer algumas receitas de croissants e esta é sem dúvida a melhor! É um misto de croissant folhado e croissant de brioche, é light, pois só leva um pouco de manteiga derretida entre as camadas, o que os faz esfolharem-se muito bem. Apesar de não estar na receita original decidi acrescentar 1/2 colher de chá de açafrão em pó, como já experimentei noutras receitas, o que lhe dá uma cor amarelinha e não altera nada o sabor. Vi esta receita no canal youtube da Madame Thermomix, que por sua vez reproduziu uma receita da “Susy Bimbólica”, que por sua vez……(Podem ver também as fotos da montagem da massa no site da Susy Bimbólica ou o vídeo integral, na Madame Thermomix). Resultaram 16 croissants maravilhosos e enormes, apesar de no início me parecerem pequenos, como ficam a levedar 1 hora depois de moldados (pré-aqueci o forno a 50º e desliguei e, depois coloquei-os lá a levedar no quentinho). Será sem dúvida uma receita para repetir.
Ingredien…