Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Pannacotta com Calda de Frutos Vermelhos



Pois é esta é a mensagem nº100 do Blog "Pimentinha na Cozinha".
Para comemorar uma receita especial!
panacota ou panna cotta (em italiano significa literalmente "nata cozida") é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leiteaçúcargelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.
Há muito tempo que esta receita andava no caderno das experiências! Encontrei-a aqui e resultou na perfeição, com a calda de frutos vermelhos.
Uns pudinzinhos frescos, simples e deliciosos que fizeram as delícias de todos cá em casa! Uma experiência para repetir, com outras caldas!

Ingredientes:  (para 4 pannacotas)
  • 200 ml de natas
  • ¼ de chávena de leite
  • ½ colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
  • 1 colher de sopa de água
  • ½ fava de baunilha ou ¼ colher de chá de extrato ou essência de baunilha
  • 2 ½ colheres de sopa rasas de açúcar
  • óleo para untar as forminhas
  • 4 moldes de silicone de 100ml (pode optar por não desenformar, neste caso use copos de vidro ou potes de compota, potes de sobremesa)

Preparação:
·         Coloque a água numa tigela pequena, polvilhe a gelatina por cima e misture bem.
·         Deixe amolecer por pelo menos 2 a 3 minutos.
·         Abra a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento com a ajuda de uma faquinha de ponta.
·         Retire as sementes do interior da fava raspando com o outro lado da lâmina. Reserve.
·         Unte o interior dos moldes com uma leve camada de óleo e reserve.
·         Numa panela pequena, misture as natas, o leite, o açúcar e as sementes de baunilha.
·         Leve ao fogo médio/baixo e cozinhe sem deixar ferver, apenas até o açúcar diluir completamente.
·         Retire do fogo e misture a gelatina amolecida. (espere que o liquido arrefeça para misturar o extrato ou essência de baunilha).
·         Com uma concha, encha as forminhas untadas e leve ao frigorífico durante 6 horas ou durante a noite. Quanto mais tempo tiver no frigorífico mais firme será o panna-cotta.

 Sugestões de Caldas para PannaCotta:
Calda de Frutos Vermelhas
·         250g de frutas vermelhas de sua preferência
·         100g de açúcar
Leve o açúcar e as frutas, se forem morangos devem ser picados, ao fogo por 5 a 6 minutos até formar uma calda. Deixe arrefecer e espalhe sobre a pannacotta.
Calda de Morango e Espumante:
·         ½ xícara (chá) de espumante
·         1 xícara (chá) de morangos picados
·         ½ xícara (chá) de geleia de morango
Num liquidificador coloque ½ xícara (chá) de espumante, 1 xícara (chá) de morango picado, ½ xícara (chá) de geleia de morango e bata até formar uma mistura homogênea. Retire do liquidificador e leve para gelar.
Calda de Maracujá:
·         3 maracujás grande maduros
·         3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Peneire a polpa e reserve as sementes.
Misture a polpa com o açúcar de confeiteiro até diluir e formar uma calda.
Adicione uma colher de sopa de sementes.
Sirva por cima da pannacotta depois de já estar firme e desenformada.
Calda de Vinho Tinto:
·         meia xícara (chá) de vinho tinto
·         meia colher (sopa) de fécula de batata
·         1 colher (sopa) de açúcar
Em uma panela pequena, coloque o vinho com a fécula e o açúcar, e leve ao fogo baixo por cerca de 3 minutos ou até engrossar. Deixe esfriar e reserve. Cubra a panacotta com a calda e sirva
Calda de Mirtilo
·         200g Mirtilo
·         50g açúcar refinado
·         1/4 xícara de água
Numa panelinha leve todos os ingredientes a cozinhar em fogo médio, mexendo regularmente até formar uma calda não muito espessa. Cerca de 6 minutos.
Espere até arrefecer à temperatura ambiente antes de colocar sobre a pannacotta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folar de Chaves

A Páscoa já passou! Como é habitual cá por casa não há Páscoa sem folares caseiros que se vão amassando ao longo da Semana Santa! Costumo fazer uma receita de Folar Transmontano que já partilhei convosco. Este ano decidi procurar outra e encontrei uma receita maravilhosa no Blog da Dona Bimby , que rende um folar grande ou dois médios e é ainda mais deliciosa e simples do que a que eu fazia. Os Folares ficam muito semelhantes ao tradicional Folar de Chaves. , Ingredientes (Massa): ·          100 Gramas  Água ·          50 Gramas  Azeite ·          120 Gramas  Banha ·          1 Colher de Chá  Sal ·          30 Gramas  Fermente  Fresco ·          4  Ovos ·          550 Gramas  Farinha ·          1 colher de chá de Açafrão ·          1 colher de chá de açúcar Ingredientes (Recheio): ·          200 Gramas  bacon ·          100 Gramas  Presunto ·          170 Gramas  Chouriço de carne ·          100 

Tripas aos Molhos

“Tripas aos Molhos” é prato emblema de Vila Real Cá por terras transmontanas habituamo-nos desde cedo a saborear os pratos típicos, preparados pelas mãos das nossas avós, mães ou também em restaurantes típicos da terra. Desde cedo que me lembro de comer uma malguinha de tripas ou uns molhinhos de tripas. São sabores e aromas que nos enchem a alma e que nos fazem felizes! Esta iguaria terá surgido pelas mãos de uma senhora de nome Maria Fernanda, que desde tenra idade assistiu à preparação de muitas carnes e das sobras excessivas de dobrada e tripa, sem grande utilidade, terá assistido à preparação de “Tripas Enfarinhadas”. Foi a memória que a levou, mais tarde, a criar uma receita utilizando tripas e associada à imagem que tinha das “Tripas Enfarinhadas”. Inventando, assim, as “Tripas aos Molhinhos”. Isto no ano de 1955, quando em casa fez a primeira preparação. Todos provaram e aprovaram! Aplaudida em casa, terá decidido apresentar a receita no seu estabelecimento, pois era pra

Pitos de Santa Luzia

Olá a todos! Vou partilhar convosco uma receita centenária típica da minha região transmontana, mais especificamente do concelho de Vila Real – os famosos “pitos”. “Os pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus, natural de Vila Nova em Folhadela. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou seus pais a enclausurarem-na no convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude. A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Um certo dia estava a irmã a aplicar os curativos nos seus doentes (feridas, contusões e inchaços nos olhos), com uns pachos de linhaça, que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção - usados como pensos para os ferimentos, quando de repente teve uma visão! Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em peq