Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Iogurtes de Maçã, Manga e Sementes de Chia


 Muito bem! Assumo que estou completamente rendida aos iogurtes caseiros!
Só tenho pena de ainda não ter arranjado uns recipientes de plástico com tampa para os poder fazer e levar na minha marmita ou nos lanches dos miúdos!
Na semana passada tinha aberto uma lata de polpa de manga, para a salada de fruta (que hei-de publicar e é simplesmente deliciosa). Como a lata era grande congelei o que sobrou em pequenas porções de 150 ml (mais ou menos). Olhei para as maçãs, lembrei-me da polpa de manga e decidi arriscar com sementes de chia! Resultado: iogurtes deliciosos, muito menos açucarados, pois ao fazer a “compota”, esqueci-me do açúcar e sabem que mais? Não precisou de açúcar, apenas o do iogurte, pois a polpa de manga é suficientemente doce!
Uma pitada de canela, que fica sempre bem e as sementes de Chia que, como ficaram no meio das camadas, formaram uma película gelatinosa que ainda abrilhantou mais esta receita!
           Experimentem que vale a pena!
Estes iogurtes passaram sem dúvida para o “Top number one”!

Iogurte
·  800 ml de leite meio-gordo
·  2 colher de sopa de leite em pó
·  60g de açúcar amarelo
·  1 c. (chá) extrato/essência de baunilha
·  1 iogurte de baunilha ou natural

“Compota”
·  3 maçãs sem casca nem caroços
·  150g de polpa de manga
·  3 c. (sopa) + 1 de água
·  1 colher de chá de maizena
·  Canela em pó a gosto

Compota (Tradicional)
·         Colocar numa panela, as maçãs cortadas em pedacinhos pequeninos, a água e a polpa de manga e levar ao lume uns 10 a 15 minutos ou até obter uma calda mais compacta.
·         Juntar canela em pó a gosto.
·         Juntar a maizena dissolvida num pouco de água e deixar engrossar um pouco.
·         Distribuir a compota pelos copinhos e deixar arrefecer.
·         Colocar por cima 1/2 colher de café de sementes de chia.
Compota (Bimby)
·         Colocar no copo, as maçãs cortadas e picar 5s/vel. 5
·         Juntar a água e a polpa de manga e levar ao lume uns 7 m/100º/vel. Colher.
·         Juntar canela em pó a gosto.
·         Juntar a maizena dissolvida num pouco de água e deixar engrossar um pouco.
·         Distribuir a compota pelos copinhos e deixar arrefecer.

·         Colocar por cima 1/2 colher de café de sementes de chia.

Iogurte:
(Tradicional):
·         Levar ao lume o leite, o leite em pó, o açúcar, a baunilha e misturar com a varinha mágica até ficar bem dissolvido.
·         Quando o leite estiver morno retirar do lume e juntar o iogurte natural e misturar bem até ficar bem integrado.
·         Distribuir pelos copos, colocar as tampas e levar à iogurteira cerca de 10 horas.
·          Reservar no frigorífico pelo menos 4 horas antes de consumir.
·         Caso não tenha iogurteira, deverá abafar bem os copos com uma manta polar, dentro do forno previamente aquecido a 50ºC, cerca de 12 horas.
 Bimby:
·         No copo colocar o leite, o leite em pó, a baunilha, o açúcar e o iogurte e misturar na 4m/50º/vel 4.
·         Distribuir o leite por cima da compota nos copinhos (mas devagar, para que não se junte.)

Comentários