Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Arroz Xau-Xau de Salmão

Sempre gostei muito de receitas diferentes e que desafiem a minha criatividade!
Mas é certo que o dia a dia é cansativo e, as receitas mais simples que simplificam as rotinas dos dias mais atarefados, são estrelinhas que caem do céu e que nos ajudam a ter uma refeição deliciosa em família, sem grande esforço, para de seguida, nos dedicarmos ao merecido descanso. Este arroz é isso tudo e muito mais!
Depois de ter visto uma receita de arroz de peixe no Blog da Joana Roque, que sigo diariamente, surgiu a ideia de fazer um simples arroz de ervilhas, onde acrescentei raspa e sumo de limão. Um pequeno pormenor que fez toda a diferença, pois aromatizou este simples arroz, que se completou com salmão grelhado desfiado e ovos mexidos, bem ao estilo de um “Arroz Xau-Xau”.
Esta experiência tem sido repetida muitas e muitas vezes e, por ser simples e deliciosa decidi partilhá-la convosco!

INGREDIENTES:

- 2 chávenas de
arroz thai jasmim
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 chávena de ervilhas
- 2 chávenas de caldo de peixe (água de cozer peixe que tenha reservado ou misture um caldo Knorr de peixe na respetiva água)
- 30 ml de azeite
- 5 folhas de hortelã
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 folha de louro
- Raspa de meio limão
- Sumo de meio limão
- 2 postas de lombo de Salmão para grelhar
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de leite
- sal q.b






Preparação: (Tradicional)

·         Comece por preparar o caldo aromático de peixe.
·         Num tacho coloque 1 cebola pequena descascada, os alhos finamente laminados, a hortelã e regue com o azeite.
·         Verifique o lume e reduza para lume brando até que cebola fique translúcida.
·         Lave o arroz e quando a cebola estiver translúcida acrescente o arroz bem escorrido, deixando-o fritar um pouco.
·         Acrescente o caldo de peixe e as ervilhas e retifique os temperos.
·         Junte a raspa de meio limão. Quando o caldo ferver tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar o arroz, até a água ter desaparecido.
·         Quando o arroz estiver pronto, abafe o arroz.
·         Bata os ovos com as 3 colheres de sopa de leite, até obter uma mistura uniforme.
·         Unte uma frigideira anti-aderente e quando estiver quente deite a mistura de ovos e leite, e mexa até estarem tralhados. Reserve
·         Entretanto tempere o salmão com o sal aromatizado para peixes. Aqueça bem uma frigideira os lombos de salmão.
·         Quando estiverem prontos retire e desfie o peixe. Reserve.
·         Num pirex espalhe o arroz e envolva-o com o salmão e o ovo.
·         Regue tudo com sumo de limão e sirva de imediato.

Preparação: (Bimby)

·         Comece por preparar o caldo aromático de peixe.
·         Bata os ovos com as 3 colheres de sopa de leite, até obter uma mistura uniforme.
·         No copo da Bimby coloque 1 cebola pequena descascada, os alhos, a hortelã e o azeite e programe 5 segundos – velocidade 5.
·         De seguida programe 5 minutos – varoma – velocidade 1.
·         Junte 800 g de caldo de peixe a ferver (para ser mais rápido), a raspa de meio limão e 1 colher de sopa de sal.
·         Coloque o cesto e pese 300g de arroz thai jasmim e sobre ele coloque as ervilhas.
·         Entretanto coloque um pedaço de papel vegetal húmido e sobre ele espalhe a mistura de ovos.
·         No outro tabuleiro da varoma coloque papelotes com o salmão temperado com o sal aromatizado e com um pouco de azeite).
·         Programe 25 minutos – temperatura varoma - velocidade 4.
·         Verifique a cozedura dos ovos e do salmão (caso precise, programe mais uns minutos).
·         Quando estiverem prontos retire e desfie o peixe. Reserve.
·         Num pirex espalhe o arroz e envolva-o com o salmão e o ovo.
·         Regue tudo com sumo de limão e sirva de imediato.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folar de Chaves

A Páscoa já passou! Como é habitual cá por casa não há Páscoa sem folares caseiros que se vão amassando ao longo da Semana Santa! Costumo fazer uma receita de Folar Transmontano que já partilhei convosco. Este ano decidi procurar outra e encontrei uma receita maravilhosa no Blog da Dona Bimby , que rende um folar grande ou dois médios e é ainda mais deliciosa e simples do que a que eu fazia. Os Folares ficam muito semelhantes ao tradicional Folar de Chaves. , Ingredientes (Massa): ·          100 Gramas  Água ·          50 Gramas  Azeite ·          120 Gramas  Banha ·          1 Colher de Chá  Sal ·          30 Gramas  Fermente  Fresco ·          4  Ovos ·          550 Gramas  Farinha ·          1 colher de chá de Açafrão ·          1 colher de chá de açúcar Ingredientes (Recheio): ·          200 Gramas  bacon ·          100 Gramas  Presunto ·          170 Gramas  Chouriço de carne ·          100 

Tripas aos Molhos

“Tripas aos Molhos” é prato emblema de Vila Real Cá por terras transmontanas habituamo-nos desde cedo a saborear os pratos típicos, preparados pelas mãos das nossas avós, mães ou também em restaurantes típicos da terra. Desde cedo que me lembro de comer uma malguinha de tripas ou uns molhinhos de tripas. São sabores e aromas que nos enchem a alma e que nos fazem felizes! Esta iguaria terá surgido pelas mãos de uma senhora de nome Maria Fernanda, que desde tenra idade assistiu à preparação de muitas carnes e das sobras excessivas de dobrada e tripa, sem grande utilidade, terá assistido à preparação de “Tripas Enfarinhadas”. Foi a memória que a levou, mais tarde, a criar uma receita utilizando tripas e associada à imagem que tinha das “Tripas Enfarinhadas”. Inventando, assim, as “Tripas aos Molhinhos”. Isto no ano de 1955, quando em casa fez a primeira preparação. Todos provaram e aprovaram! Aplaudida em casa, terá decidido apresentar a receita no seu estabelecimento, pois era pra

Pitos de Santa Luzia

Olá a todos! Vou partilhar convosco uma receita centenária típica da minha região transmontana, mais especificamente do concelho de Vila Real – os famosos “pitos”. “Os pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus, natural de Vila Nova em Folhadela. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou seus pais a enclausurarem-na no convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude. A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Um certo dia estava a irmã a aplicar os curativos nos seus doentes (feridas, contusões e inchaços nos olhos), com uns pachos de linhaça, que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção - usados como pensos para os ferimentos, quando de repente teve uma visão! Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em peq