Avançar para o conteúdo principal

Cozinheira de Serviço

A minha foto
Pimentinha na Cozinha
Desde sempre adorei cozinhar, descobrir novos sabores e ideias. Partilhar tudo isto convosco é mágico! Cozinhar é uma forma de Amar!

Croissants de Iogurte

Cá em casa todos adoram croissants!
Já experimentei fazer algumas receitas de croissants e esta é sem dúvida a melhor!
É um misto de croissant folhado e croissant de brioche, é light, pois só leva um pouco de manteiga derretida entre as camadas, o que os faz esfolharem-se muito bem. Apesar de não estar na receita original decidi acrescentar 1/2 colher de chá de açafrão em pó, como já experimentei noutras receitas, o que lhe dá uma cor amarelinha e não altera nada o sabor.
Vi esta receita no canal youtube da Madame Thermomix, que por sua vez reproduziu uma receita da “Susy Bimbólica”, que por sua vez……(Podem ver também as fotos da montagem da massa no site da Susy Bimbólica ou o vídeo integral, na Madame Thermomix).
Resultaram 16 croissants maravilhosos e enormes, apesar de no início me parecerem pequenos, como ficam a levedar 1 hora depois de moldados (pré-aqueci o forno a 50º e desliguei e, depois coloquei-os lá a levedar no quentinho).
Será sem dúvida uma receita para repetir.

Ingredientes:
·         125 g de leite
·         3 colheres de sopa de açúcar
·         20 g de fermento fresco
·         500 g de farinha
·         125 de iogurte natural
·         1/2 colher de chá de sal
·         2 ovos inteiros médios
·         1/2 colher de chá de açafrão (para dar cor)
·         2 gemas e leite para pincelar
·         Margarina q.b ( para pincelar as camadas da massa )

Preparação Tradicional :

·         Aqueça o leite até estar morno.
·         Adicione o açafrão, açúcar e o fermento e mexa até este estar dissolvido.
·         Num recipiente coloque o preparado anterior e de seguida junte o resto dos ingredientes  ( farinha, iogurte, sal, ovos... ) e mexa bem até obter uma massa homogénea (pode usar um processador).
·         Se achar que a massa ainda está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha e envolva mais uns segundos.
·         Trabalhe um pouco a massa e forme uma bola.
·         Divida a massa em 8 bolinhas de tamanho igual, estique uma a uma com o rolo da massa e forme tipo uma massa para pizza do tamanho de um prato normal.
·         Pincele cada camada com a margarina derretida, ( eu utilizei margarina liquida de compra ) e sobreponha as camadas umas por cima das outras, a última não é necessário pincelar.
·         Estique com o rolo da massa até formar tipo uma pizza grande,  corte 12 ou 16 triângulos e forme os Croissants.
·         Coloque-os num tabuleiro com uma folha de papel vegetal, e leve a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora ( eu costumo aquecer o forno a 50° , desligo e coloco o tabuleiro no forno )
·         Ao fim desse tempo, retire e pincele os Croissants com cuidado, com as gemas batidas e um pouco de leite
·         Aqueça o forno a 200° sem ventilação, e leve os Croissants ao forno por cerca de 15 minutos.

Preparação Bimby :

·         Deite no copo o leite, o açafrão, açúcar, fermento e programe 2 min / 37°/ vel1
·         De seguida junte o resto dos ingredientes  ( farinha, iogurte, sal, ovos... ) e programe 5 min/ vel espiga
·         Se achar que a massa ainda está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha e envolva mais uns segundos na vel espiga ( pode acontecer devido ao tamanho dos ovos, teor de gordura do iogurte, etc )
·         Siga os passos das fotografias,  retire a massa do copo amasse, e forme 8 bolinhas de tamanho igual, estique uma a uma com o rolo da massa e forme tipo uma massa para pizza do tamanho de um prato normal.
·        
Pincele cada camada com a margarina derretida, ( eu utilizei margarina liquida de compra ) e sobreponha as camadas umas por cima das outras, a última não é necessário pincelar.
·         Estique com o rolo da massa até formar tipo uma pizza grande,  corte 12 ou 16 triângulos e forme os Croissants.
·         Coloque-os num tabuleiro com uma folha de papel vegetal, e leve a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora ( eu costumo aquecer o forno a 50° , desligo e coloco o tabuleiro no forno )
·         Ao fim desse tempo, retire e pincele os Croissants com cuidado, com as gemas batidas e um pouco de leite

·         Aqueça o forno a 200° sem ventilação, e leve os Croissants ao forno por cerca de 15 minutos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folar de Chaves

A Páscoa já passou! Como é habitual cá por casa não há Páscoa sem folares caseiros que se vão amassando ao longo da Semana Santa! Costumo fazer uma receita de Folar Transmontano que já partilhei convosco. Este ano decidi procurar outra e encontrei uma receita maravilhosa no Blog da Dona Bimby , que rende um folar grande ou dois médios e é ainda mais deliciosa e simples do que a que eu fazia. Os Folares ficam muito semelhantes ao tradicional Folar de Chaves. , Ingredientes (Massa): ·          100 Gramas  Água ·          50 Gramas  Azeite ·          120 Gramas  Banha ·          1 Colher de Chá  Sal ·          30 Gramas  Fermente  Fresco ·          4  Ovos ·          550 Gramas  Farinha ·          1 colher de chá de Açafrão ·          1 colher de chá de açúcar Ingredientes (Recheio): ·          200 Gramas  bacon ·          100 Gramas  Presunto ·          170 Gramas  Chouriço de carne ·          100 

Tripas aos Molhos

“Tripas aos Molhos” é prato emblema de Vila Real Cá por terras transmontanas habituamo-nos desde cedo a saborear os pratos típicos, preparados pelas mãos das nossas avós, mães ou também em restaurantes típicos da terra. Desde cedo que me lembro de comer uma malguinha de tripas ou uns molhinhos de tripas. São sabores e aromas que nos enchem a alma e que nos fazem felizes! Esta iguaria terá surgido pelas mãos de uma senhora de nome Maria Fernanda, que desde tenra idade assistiu à preparação de muitas carnes e das sobras excessivas de dobrada e tripa, sem grande utilidade, terá assistido à preparação de “Tripas Enfarinhadas”. Foi a memória que a levou, mais tarde, a criar uma receita utilizando tripas e associada à imagem que tinha das “Tripas Enfarinhadas”. Inventando, assim, as “Tripas aos Molhinhos”. Isto no ano de 1955, quando em casa fez a primeira preparação. Todos provaram e aprovaram! Aplaudida em casa, terá decidido apresentar a receita no seu estabelecimento, pois era pra

Pitos de Santa Luzia

Olá a todos! Vou partilhar convosco uma receita centenária típica da minha região transmontana, mais especificamente do concelho de Vila Real – os famosos “pitos”. “Os pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus, natural de Vila Nova em Folhadela. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou seus pais a enclausurarem-na no convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude. A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Um certo dia estava a irmã a aplicar os curativos nos seus doentes (feridas, contusões e inchaços nos olhos), com uns pachos de linhaça, que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção - usados como pensos para os ferimentos, quando de repente teve uma visão! Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em peq